
Entre os dias 30 de maio e 1.º de junho de 2013, a Futuro Eventos promoveu o 5.º Congresso Internacional de Educação de Gramado (RS), que reuniu mais de mil pessoas no Expogramado, para prestigiar a presença de Philippe entre outros palestrantes.
Philippe Perrenoud, Doutor em Sociologia e Antropologia,
nasceu na Suíça, em 1944. Atualmente, é professor da Faculdade de Psicologia e
de Ciências da Educação, na Universidade de Genebra das áreas de currículo
escolar, práticas pedagógicas e instituições de formação. Também é diretor do
Laboratório de Pesquisas sobre a Inovação na Formação e na Educação (Life), de Genebra. Com nove títulos publicados em português,
venderam nos últimos três anos mais de 80 mil exemplares. O principal motivo do
sucesso é o fato de ele discorrer, de forma clara e explicativa, sobre temas
complexos e atuais, como formação, avaliação, pedagogia diferenciada e,
principalmente, o desenvolvimento de competências. Também influenciou em
algumas mudanças feitas pelo o MEC.
Hoje em dia as salas de aulas não são muito diferentes de
alguns anos atrás, claro que a tecnologia quenos cerca faz parte do meio
escolar. Segundo Perrenoud os educadores devem estar preparados para diferentes
situações, pois cada aluno tem sua singularidade, pois eles não estão fora do alcance da discriminação, conflitos e desigualdades mesmo no âmbito escolar. Cabe
ao professor não somente transmitir de forma objetiva a teoria, trabalhar em
cima de cada dificuldade e respeitar cada aspecto singular que vem da sua
própria origem.
Perrenoud diz que é
preciso um referencial de competências que identifique os saberes e as
capacidades exigidas. “Se os alunos estão ausentes, se são mendigos ou ladrões,
o professor deve ser capaz de lidar com eles; se os alunos não veem sentido na
Matemática, o professor deve ser capaz de justificar e ligar esse conteúdo às
práticas sociais, aos problemas da humanidade, a um uso filosófico e prático
desse saber; se o programa exige ensinar gramática a alunos que não sabem ler,
o professor deve ensinar primeiro a ler”, orientou o sociólogo, fazendo um
alerta: “Isso tudo significa correr riscos”.
Ressaltar o motivo pelo qual o saber lhe ensinado é
importante para que cada aluno seja capaz de construir seu próprio saber. Dar
autonomia aos alunos em debates para que cada possa defender seu ponto de vista
para que se tornem adultos críticos diante de diversas situações.
A abordagem por competência também é utilizada quando Perrenoud fixa objetivos na formação profissional. No livro 10 Novas Competências para Ensinar, ele relaciona o que é imprescindível saber para ensinar bem numa sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem – Planejar projetos didáticos, envolver os alunos nessas atividades e saber lidar com erros e obstáculos.
2. Administrar a
progressão das aprendizagens – Conhecer o nível e as possibilidades de
desenvolvimento dos alunos, além de acompanhar sua evolução e estabelecer
objetivos claros de aprendizagem.
3. Conceber e fazer
evoluir os dispositivos de diferenciação – Trabalhar com a heterogeneidade,
oferecer acompanhamento adequado a alunos com grande dificuldade de
aprendizagem e desenvolver o trabalho em equipe.
4. Envolver os alunos
em suas aprendizagens e em seu trabalho – Instigar o desejo da aprendizagem nos
alunos integrá-los nas decisões sobre as aulas e oferecer a eles atividades
opcionais.
5. Trabalhar em equipe
– Elaborar projetos em equipe com a turma e com outros professores, trocar
experiências e colaborar com outras atividades promovidas pela escola.
6. Participar da
administração da escola – Elaborar e disseminar projetos ligados à instituição,
além de incentivar os alunos a também participarem dessas atividades.
7. Informar e envolver
os pais – Conversar, promover reuniões frequentes e envolver as famílias na
construção do saber.
8. Utilizar as novas
tecnologias – Conhecer as potencialidades didáticas de diferentes recursos
tecnológicos.
9. Enfrentar os
deveres e os dilemas éticos da profissão – Lutar contra preconceitos e
discriminações, prevenir a violência e desenvolver o senso de responsabilidade.
10. Administrar sua
própria formação continuada – Estabelecer um programa pessoal de formação
continuada e participar de grupos de debate com colegas de profissão.
Algumas publicações de Perrenoud:
Allal, L., Cardinet J. et Perrenoud, Ph. (dir.) (1986). À avaliação
formativa num ensino diferenciado, Coimbra, Livraria Almedina (trad. en portugais de L'évaluation
formative dans un enseignement différencié, Berne, Lang, 1979, 6e éd. 1991).
Altet, M., Paquay, L. e Perrenoud, Ph. (2003). A
profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre :
Artmed Editora (trad. de Formateurs d'enseignants. Quelle professionnalisation ? Bruxelles : De Boeck, 2002).
Gather Thurler, M. et Perrenoud, Ph. (1994). À Escola e a
Mudança. Contributos sociólogicos, Lisboa : Escolar Editora (L'école et le changement.
Contributions sociologiques, recueil de textes traduits en portugais. Inédit comme tel en français).
Paquay, L., Altet, M., Charlier, E. et
Perrenoud, Ph. (2001). Formando professores
profissionais.
Quais estratégias ? Quais competências ? Porto Alegre : Artmed Editora (trad. en portugais de Former des enseignants professionnels. Quelles
stratégies ? Quelles compétences ? Bruxelles : De Boeck,
1998, 2e éd.).
Perrenoud, Ph. (1993). Práticas
pedagógicas, profissão docente e formação : perspectivas sociológicas. Lisboa : Dom
Quixote (Pratiques pédagogiques, métier d'enseignant et formation :
regards sociologiques, recueil de textes traduits en portugais. Inédit
comme tel en français).
Perrenoud, Ph. (1995). Ofício de
aluno e sentido do trabalho escolar, Porto, Porto Editora (trad. en portugais de Métier d'élève et sens du travail scolaire.
Paris : ESF, 1994).
Perrenoud, Ph. (2000). Dez Novas
Competências para Ensinar. Porto Alegre : Artmed Editora (trad. en portugais de Dix nouvelles compétences pour enseigner. Invitation au
voyage. Paris : ESF, 1999).
Perrenoud, Ph. (2001). Ensinar :
Agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e compêtencias em uma profissão
complexa. Porto Alegre : Artmed Editora (trad. en portugais de Enseigner : agir dans l'urgence, décider dans
l'incertitude. Savoirs et compétences dans un métier complexe.
Paris : ESF, 1999, 2e éd.).
Perrenoud, Ph. (2004). Os ciclos de
aprendizagem. Um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre :
Artmed Editora (trad. en portugais de Les cycles d'apprentissage. Une autre organisation du travail
pour combattre l'échec scolaire. Sainte-Foy : Presses de l'Université
du Québec, 2002).
Perrenoud, Ph. (2010). Aprender a
Negociar a Mudança em Educação. Novas estratégias de innovação. Curitiba : Editora Melo. Perrenoud, Ph. (2011). Diferenciação
do Ensino. Uma questão de organização do trabalho. Curitiba : Editora Melo.
Perrenoud,
Ph. & cols. (2005). A Escola de A
a Z. 26 maneiras de repensar a educação.
Porto Alegre : Artmed Editora (trad. En portugais de LIFE L’École entre Autorité et Zizanie. Ou 26 façons de renoncer
au dernier mot. Lyon : Chronique Referencias
http://www.futuroeventos.com.br/noticias/integra.php?id=464
http://www.fae.ufmg.br/teoriaspedagogicas/perrenoud.htm
http://www.educabrasil.com.br/eb/exe/texto.asp?id=428
http://www.infoescola.com/biografias/philippe-perrenoud/
http://www.unige.ch/
http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/Perrenoud_livros_e_artigos.html
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