segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Philippe Perrenoud




Entre os dias 30 de maio e 1 de junho de 2013, a Futuro Eventos promoveu o 5.º Congresso Internacional de Educação de Gramado (RS), que reuniu mais de mil pessoas no Expogramado, para prestigiar a presença de Philippe entre outros palestrantes.



Philippe Perrenoud, Doutor em Sociologia e Antropologia, nasceu na Suíça, em 1944. Atualmente, é professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, na Universidade de Genebra das áreas de currículo escolar, práticas pedagógicas e instituições de formação. Também é diretor do Laboratório de Pesquisas sobre a Inovação na Formação e na Educação (Life), de Genebra. Com nove títulos publicados em português, venderam nos últimos três anos mais de 80 mil exemplares. O principal motivo do sucesso é o fato de ele discorrer, de forma clara e explicativa, sobre temas complexos e atuais, como formação, avaliação, pedagogia diferenciada e, principalmente, o desenvolvimento de competências. Também influenciou em algumas mudanças  feitas pelo o MEC.
Hoje em dia as salas de aulas não são muito diferentes de alguns anos atrás, claro que a tecnologia quenos cerca faz parte do meio escolar. Segundo Perrenoud os educadores devem estar preparados para diferentes situações, pois cada aluno tem sua singularidade, pois eles não estão fora do alcance da discriminação, conflitos e desigualdades mesmo no âmbito escolar. Cabe ao professor não somente transmitir de forma objetiva a teoria, trabalhar em cima de cada dificuldade e respeitar cada aspecto singular que vem da sua própria origem.
Perrenoud diz que é preciso um referencial de competências que identifique os saberes e as capacidades exigidas. “Se os alunos estão ausentes, se são mendigos ou ladrões, o professor deve ser capaz de lidar com eles; se os alunos não veem sentido na Matemática, o professor deve ser capaz de justificar e ligar esse conteúdo às práticas sociais, aos problemas da humanidade, a um uso filosófico e prático desse saber; se o programa exige ensinar gramática a alunos que não sabem ler, o professor deve ensinar primeiro a ler”, orientou o sociólogo, fazendo um alerta: “Isso tudo significa correr riscos”.
Ressaltar o motivo pelo qual o saber lhe ensinado é importante para que cada aluno seja capaz de construir seu próprio saber. Dar autonomia aos alunos em debates para que cada possa defender seu ponto de vista para que se tornem adultos críticos diante de diversas situações.

A abordagem por competência também é utilizada quando Perrenoud fixa objetivos na formação profissional. No livro 10 Novas Competências para Ensinar, ele relaciona o que é imprescindível saber para ensinar bem numa sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível

1.    Organizar e dirigir situações de aprendizagem – Planejar projetos didáticos, envolver os alunos nessas atividades e saber lidar com erros e obstáculos.

2.    Administrar a progressão das aprendizagens – Conhecer o nível e as possibilidades de desenvolvimento dos alunos, além de acompanhar sua evolução e estabelecer objetivos claros de aprendizagem.

3.    Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação – Trabalhar com a heterogeneidade, oferecer acompanhamento adequado a alunos com grande dificuldade de aprendizagem e desenvolver o trabalho em equipe.

4.    Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho – Instigar o desejo da aprendizagem nos alunos integrá-los nas decisões sobre as aulas e oferecer a eles atividades opcionais.

5.    Trabalhar em equipe – Elaborar projetos em equipe com a turma e com outros professores, trocar experiências e colaborar com outras atividades promovidas pela escola.

6.    Participar da administração da escola – Elaborar e disseminar projetos ligados à instituição, além de incentivar os alunos a também participarem dessas atividades.

7.    Informar e envolver os pais – Conversar, promover reuniões frequentes e envolver as famílias na construção do saber.

8.    Utilizar as novas tecnologias – Conhecer as potencialidades didáticas de diferentes recursos tecnológicos.

9.    Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão – Lutar contra preconceitos e discriminações, prevenir a violência e desenvolver o senso de responsabilidade.

10. Administrar sua própria formação continuada – Estabelecer um programa pessoal de formação continuada e participar de grupos de debate com colegas de profissão.

Algumas publicações de Perrenoud:

Allal, L., Cardinet J. et Perrenoud, Ph. (dir.) (1986). À avaliação formativa num ensino diferenciado, Coimbra, Livraria Almedina (trad. en portugais de L'évaluation formative dans un enseignement différencié, Berne, Lang, 1979, 6e éd. 1991).
Altet, M., Paquay, L. e Perrenoud, Ph. (2003). A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre : Artmed Editora (trad. de Formateurs d'enseignants. Quelle professionnalisation ? Bruxelles : De Boeck, 2002).
Gather Thurler, M. et Perrenoud, Ph. (1994). À Escola e a Mudança. Contributos sociólogicos, Lisboa : Escolar Editora (L'école et le changement. Contributions sociologiques, recueil de textes traduits en portugais. Inédit comme tel en français).
Paquay, L., Altet, M., Charlier, E. et Perrenoud, Ph. (2001). Formando professores profissionais. Quais estratégias ? Quais competências ? Porto Alegre : Artmed Editora (trad. en portugais de Former des enseignants professionnels. Quelles stratégies ? Quelles compétences ? Bruxelles : De Boeck, 1998, 2e éd.).
Perrenoud, Ph. (1993). Práticas pedagógicas, profissão docente e formação : perspectivas sociológicas. Lisboa : Dom Quixote (Pratiques pédagogiques, métier d'enseignant et formation : regards sociologiques, recueil de textes traduits en portugais. Inédit comme tel en français).
Perrenoud, Ph. (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar, Porto, Porto Editora (trad. en portugais de Métier d'élève et sens du travail scolaire. Paris : ESF, 1994).
Perrenoud, Ph. (2000). Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre : Artmed Editora (trad. en portugais de Dix nouvelles compétences pour enseigner. Invitation au voyage. Paris : ESF, 1999).
Perrenoud, Ph. (2002). A escola e a aprendizagem da democracia. Porto : ASA Editores.
Perrenoud, Ph. (2004). Os ciclos de aprendizagem. Um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre : Artmed Editora (trad. en portugais de Les cycles d'apprentissage. Une autre organisation du travail pour combattre l'échec scolaire. Sainte-Foy : Presses de l'Université du Québec, 2002).
Perrenoud, Ph. (2010). Aprender a Negociar a Mudança em Educação. Novas estratégias de innovação. Curitiba : Editora Melo.Perrenoud, Ph. (2011). Diferenciação do Ensino. Uma questão de organização do trabalho. Curitiba : Editora Melo.
Perrenoud, Ph. & cols. (2005). A Escola de A a Z. 26 maneiras de repensar a educação. Porto Alegre : Artmed Editora (trad. En portugais de LIFE L’École entre Autorité et Zizanie. Ou 26 façons de renoncer au dernier mot. Lyon : Chronique 




Referencias

http://www.futuroeventos.com.br/noticias/integra.php?id=464
http://www.fae.ufmg.br/teoriaspedagogicas/perrenoud.htm
http://www.educabrasil.com.br/eb/exe/texto.asp?id=428
http://www.infoescola.com/biografias/philippe-perrenoud/
http://www.unige.ch/
http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/Perrenoud_livros_e_artigos.html

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