domingo, 21 de setembro de 2014

Não basta querer para mudar o mundo

Tema: Não basta querer para mudar o mundo. Querer é fundamental, mas não é o suficiente. É preciso saber querer, aprender, a saber, querer, o implica aprender, a saber, lutar politicamente com táticas adequadas e coerentes com os nossos sonhos estratégicos.


No mundo em que vivemos o inconformismo e o comodismo andam paralelamente, pois as pessoas estão inconformadas com a realidade que vivem, porém estão tão acostumadas e acomodadas a viverem assim.
Querer mudar é o primeiro passo, mas como Paulo Freire cita sabiamente, “Não é o Suficiente”. Mudanças não acontecem do dia para noite, para que haja mudança é preciso insistir e persistir. Tendo como base a educação, que transforma e acontece em nós de dentro para fora. Todo tem sonhos e objetivos e somos capazes de realizá-los, não é de hoje que o homem muda o mundo constantemente um exemplo vem de 400 milhões anos atrás desde que o fogo foi descoberto e utilizado para beneficio próprio. Precisamos deixar de ser neutros e influenciáveis pela mídia e nos tornar pessoas que façam com que algo aconteça, e trabalham para que isto se torne realidade.
Se tornar um ser crítico em relação a todo o contexto que vivemos hoje, procurar compreender o está acontecendo na nossa atualidade e oque já aconteceu também. Ajuda muito antes de ter formado algum tipo de opinião e a não se deixar levar por atos alienados. Mudar a si mesmo primeiramente se for necessário, para depois expor essa transformação de dentro para fora na busca de um mundo melhor.

Mapa conceitual - Axiologia

      E a Axiologia é teoria filosófica que investiga os valores, principalmente os morais, a axiologia significa “teoria do valor” onde axios em grego significa “valor, o que vale” e logos significa “estudo”. Ela fala sobre ética, valores estéticos, política, valores econômicos, etc. 

A Axiologia também se refere a caráter de um valor, ou seja, os valores predominantes em uma sociedade. Também as pessoas julgam outras pessoas pelos seus valores éticos, morais, estéticos e espirituais. Aquilo que as pessoas valorizam é uma escolha de cada um de acordo com sua cultua, pela qual está inserido. Como diz o filósofo alemão Max Scheler: 
“Os valores morais obedecem a uma hierarquia, surgindo em primeiro plano os valores positivos relacionados com o que é bom, depois ao que é nobre, depois ao que é belo, e assim por diante.”

https://sites.google.com/site/filosofiapopular/etica/valores---axiologia-ou-teoria-dos-valores

Mapa conceitual - Epistemologia

A palavra Epistemologia vem do grego episteme significa “ciência” e logia “estudo” com isso podemos dizer que é o estudo da ciência do conhecimento ou o estudo filosófico, como a natureza e os limites do conhecimento, o desafio desse estudo é responder o que é e como conseguimos alcançar esse conhecimento. Diante destas perguntas surgem as posições de empirista e racionalista. 

O empirista é o que diz que o nosso conhecimento deve ser baseado nas nossas experiências e o racionalista é quando as fontes do conhecimento se encontram com a razão e que não tem nada a ver com a experiência. 

A teoria do conhecimento é o nosso conhecimento, o resultado é, esse nosso conhecimento com o saber que adquirimos e saber que já temos acumulado. 



http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/grayling.htm

Por que a coruja simboliza a Pedagogia?

Na mitologia grega, Atena deusa da guerra e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote. Os gregos consideravam a noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual. A coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber. Há ainda uma outra explicação para tal relação, com os seus olhos grandes e desproporcionais, a coruja se tornou também símbolo da feiura. "Assim, a coruja segue o estereótipo do sábio, que geralmente é tido como alguém mais preocupado com as divagações interiores que com a aparência externa". Mas não foi em todas as culturas que o animal se transformou em símbolo de inteligência.
No Império Romano, por exemplo, a ave era considerada agourenta e seu canto anunciaria a proximidade da morte. Além disso, outros animais também foram usados em civilizações diferentes para representar a sabedoria, como a tartaruga para os chineses e o salmão para os celtas.
No Brasil, as corujas são os símbolos da filosofia e da pedagogia, devido á inteligência, argúcia, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente, 180% maior que o do homem. Ela tem capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver oque os outros não vêem. é muito difícil criá-la em cativeiro, sendo uma ave muito ligado a sua família não abandona os filhos em hipótese alguma.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-coruja-e-simbolo-de-sabedoria

Mapa conceitual - Antropologia


Antropologia estuda o homem e a humanidade, e é dividida em Antropologia Cultural e Biológica, que são aspectos genéticos e biológicos do homem. Ela estuda os costumes, as crenças, hábitos e aspectos físicos dos povos, ela também analisa a estrutura física e a evolução da espécie humana. 
                                              
São utilizados livros, imagens, objetos e depoimentos para as pesquisas. 


Podemos dizer que a Antropologia é o conhecimento da Diversidade Cultural, pois o nosso País é muito rico em culturas e com a Antropologia Cultural e Social, podemos conhecer as características de cada povo e também as evoluções de seus costumes, suas crenças, relacionamento familiar, etc. O estudo da Antropologia ajuda e contribui para o trabalho de pessoas que vivenciam a relação entre os povos.